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Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP)

Os Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs) são sessões organizadas para discussão e aprofundamento de temas considerados significativos para a pesquisa em educação ambiental e que serão contemplados nas pesquisas a serem apresentadas no XII EPEA. Os GDPs ocorrerão durante dois encontros de duas horas de duração e serão coordenados por pesquisadores convidados com notória experiência na temática desenvolvida. 

A partir de uma análise prévia dos trabalhos apresentados no evento, propõe-se um debate entre os coordenadores e os participantes procurando explorar as tendências percebidas nos artigos analisados. Posteriormente, um relato das reflexões do grupo será socializado com todos os participantes do evento durante a mesa redonda do dia 16 de abril, conforme previsto na Programação do evento.

Em cada Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP), a temática será desenvolvida, priorizando-se, como já mencionado, os trabalhos apresentados no XII EPEA e que foram vinculados àquele GDP, constituindo-se num espaço produtivo para socialização, aprofundamento e ampliação das discussões sobre cada trabalho a partir do foco temático do GDP. Os coordenadores dos GDPs terão acesso aos trabalhos com antecedência, de forma a permitir o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

Os temas dos GDPs do XII EPEA são:

  1. Pesquisa em EA e Ecologia Política

Pesquisas em Educação Ambiental que dialoguem com temáticas sobre injustiça, conflito, desigualdade e racismo ambiental, território/territorialidade, movimentos sociais, ecologia de saberes, formação em contexto escolar e não escolar, relações de poder e ideologia no discurso ambiental, apontando para convergências com o referencial teórico do campo da Ecologia Política.

Coordenadora: Angélica Conseza

Vice-coordenadora: Natália Tavares Rios

  1. Pesquisa em Contextos Escolares

Pesquisas no contexto escolar que abordam as várias identidades da EA, práticas pedagógicas, ensino, aprendizagem e currículo.

Coordenadora: Silvana do Nascimento

Vice-coordenador: Rodrigo Luz

  1. Pesquisa em Contextos Não Escolares

Pesquisas de processos de educação ambiental (EA) que acontecem em espaços da chamada educação não formal, informal e popular, previstas na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), tato em ambientes presenciais quanto virtuais; Investigações sobre teorias e práticas relacionadas à ações decorrentes de políticas públicas, programas e projetos de EA em nível federal, regional, estadual, municipal e local; Investigações sobre a educação ambiental realizada no âmbito da gestão de unidades de conservação, em áreas verdes, praias ou outros ambientes públicos e privados; Investigações sobre experiências de articulação de educadores(as) ambientais em coletivos e redes; Investigações sobre Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental; Investigações sobre processos de educação ambiental comunitários, sobre a educação ambiental realizada em cursos, e etc.

Coordenador: Daniel Fonseca de Andrade

Vice-coordenadora: Vivian Battaini 

  1. Pesquisa em EA e a Formação de educadores e professores

Pesquisas em Educação Ambiental que investigam processos de formação inicial e/ou continuada de professores e educadores ambientais em diferentes contextos; avaliação de modelos e práticas de formação ambiental para diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional em educação ambiental; saberes e práticas docentes e de educadores ambientais.

Coordenadora: Laísa Freire 

Vice-coordenador: Cae Rodrigues 

  1. Pesquisa em EA e Políticas Públicas

Pesquisas de caráter analítico acerca de políticas públicas de educação ambiental nas esferas federal, estadual e/ou municipal, suas interfaces (ou ausência) com políticas educacionais e/ou ambientais, bem como ensaios de cunho teórico acerca de questões relativas às políticas públicas de EA e às categorias e conceitos correlatos (política pública, caráteres público, privado e estatal, Estado, sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, democracia, participação, etc).

Coordenador: Leonardo Kaplan

Vice-coordenador: Márcio Douglas Floriano

  1. Pesquisa em EA culturas, interculturalidade e decolonialidade

Pesquisas em Educação Ambiental que problematizam questões teóricas e práticas pedagógicas relacionadas com a diversidade cultural e que consideram as realidades e saberes locais; pesquisas que assumem como referencial a interculturalidade, enfatizando as interações e os diálogos entre diferentes culturas, questionando visões únicas e dominantes sobre questões socioambientais e favorecendo o respeito e a inclusão de múltiplas perspectivas no campo da pesquisa em EA.  Em paralelo, esse GDP acolhe pesquisas que se voltam para os diálogos com a perspectiva da decolonialidade e problematizam os processos de desconstrução de modelos de conhecimento hegemônicos, ampliando o entendimento sobre sustentabilidade e práticas socioambientais a partir das vivências e cosmovisões dos povos originários e comunidades tradicionais.

Coordenador: Marcelo Stortti  

Vice-coordenador: Danilo Seithi Kato

  1. Pesquisa em EA e Questões Metodológicas

Pesquisas que caracterizam e analisam as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos do campo da educação ambiental. Para além dos trabalhos com esse foco submetidos ao evento, o GDP assumirá uma perspectiva transversal, analisando e discutindo de forma colaborativa a multirreferencialidade de perspectivas metodológicas dos trabalhos apresentados no EPEA 2023, buscando discutir a articulação das propostas críticas e transformadoras e suas metodologias de investigação.

Coordenadora: Rosana Louro Ferreira Silva

Vice-coordenadora: Aline Lima de Oliveira Nepomuceno

  1. Pesquisa em EA e Questões Epistemológicas

Pesquisas que caracterizam as correntes epistemológicas da EA e suas práxis em diferentes vertentes e formas de expressão.

Coordenadora: Rosa Maria Feiteiro Cavalari

Vice-coordenadora: Heluane Aparecida Lemos de Souza 

9. Pesquisa em EA e Educomunicação

Pesquisas sobre as convergências epistemológicas e empíricas da educação ambiental e da educomunicação nas ações, projetos, programas e políticas públicas brasileiras da chamada educomunicação socioambiental, com foco no tratamento de problemáticas chave como a tensão entre: a) complexidade e redução; b) estratégia e tática; c) territorialização e virtualidade; d) limites e aceleração.

Coordenadora: Thaís Brianezi

Vice-coordenador: Carmen Gattás

Universidade Federal do Paraná


Rua Jaguariaíva 512
83260-000 | Matinhos |
epea2025@ufpr.br

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