Os Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs) são sessões organizadas para discussão e aprofundamento de temas considerados significativos para a pesquisa em educação ambiental e que serão contemplados nas pesquisas a serem apresentadas no XII EPEA. Os GDPs ocorrerão durante dois encontros de duas horas de duração e serão coordenados por pesquisadores convidados com notória experiência na temática desenvolvida.
A partir de uma análise prévia dos trabalhos apresentados no evento, propõe-se um debate entre os coordenadores e os participantes procurando explorar as tendências percebidas nos artigos analisados. Posteriormente, um relato das reflexões do grupo será socializado com todos os participantes do evento durante a mesa redonda do dia 16 de abril, conforme previsto na Programação do evento.
Em cada Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP), a temática será desenvolvida, priorizando-se, como já mencionado, os trabalhos apresentados no XII EPEA e que foram vinculados àquele GDP, constituindo-se num espaço produtivo para socialização, aprofundamento e ampliação das discussões sobre cada trabalho a partir do foco temático do GDP. Os coordenadores dos GDPs terão acesso aos trabalhos com antecedência, de forma a permitir o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
Os temas dos GDPs do XII EPEA são:
Pesquisas em Educação Ambiental que dialoguem com temáticas sobre injustiça, conflito, desigualdade e racismo ambiental, território/territorialidade, movimentos sociais, ecologia de saberes, formação em contexto escolar e não escolar, relações de poder e ideologia no discurso ambiental, apontando para convergências com o referencial teórico do campo da Ecologia PolÃtica.
Coordenadora: Angélica Conseza
Vice-coordenadora: Natália Tavares Rios
Pesquisas no contexto escolar que abordam as várias identidades da EA, práticas pedagógicas, ensino, aprendizagem e currÃculo.
Coordenadora: Silvana do Nascimento
Vice-coordenador: Rodrigo Luz
Pesquisas de processos de educação ambiental (EA) que acontecem em espaços da chamada educação não formal, informal e popular, previstas na PolÃtica Nacional de Educação Ambiental (PNEA), tato em ambientes presenciais quanto virtuais; Investigações sobre teorias e práticas relacionadas à ações decorrentes de polÃticas públicas, programas e projetos de EA em nÃvel federal, regional, estadual, municipal e local; Investigações sobre a educação ambiental realizada no âmbito da gestão de unidades de conservação, em áreas verdes, praias ou outros ambientes públicos e privados; Investigações sobre experiências de articulação de educadores(as) ambientais em coletivos e redes; Investigações sobre Educação Ambiental em processos de licenciamento ambiental; Investigações sobre processos de educação ambiental comunitários, sobre a educação ambiental realizada em cursos, e etc.
Coordenador: Daniel Fonseca de Andrade
Vice-coordenadora: Vivian BattainiÂ
Pesquisas em Educação Ambiental que investigam processos de formação inicial e/ou continuada de professores e educadores ambientais em diferentes contextos; avaliação de modelos e práticas de formação ambiental para diferentes nÃveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional em educação ambiental; saberes e práticas docentes e de educadores ambientais.
Coordenadora: LaÃsa Freire
Vice-coordenador: Cae Rodrigues
Pesquisas de caráter analÃtico acerca de polÃticas públicas de educação ambiental nas esferas federal, estadual e/ou municipal, suas interfaces (ou ausência) com polÃticas educacionais e/ou ambientais, bem como ensaios de cunho teórico acerca de questões relativas à s polÃticas públicas de EA e à s categorias e conceitos correlatos (polÃtica pública, caráteres público, privado e estatal, Estado, sociedade civil, classes sociais, movimentos sociais, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, democracia, participação, etc).
Coordenador: Leonardo Kaplan
Vice-coordenador: Márcio Douglas Floriano
Pesquisas em Educação Ambiental que problematizam questões teóricas e práticas pedagógicas relacionadas com a diversidade cultural e que consideram as realidades e saberes locais; pesquisas que assumem como referencial a interculturalidade, enfatizando as interações e os diálogos entre diferentes culturas, questionando visões únicas e dominantes sobre questões socioambientais e favorecendo o respeito e a inclusão de múltiplas perspectivas no campo da pesquisa em EA. Em paralelo, esse GDP acolhe pesquisas que se voltam para os diálogos com a perspectiva da decolonialidade e problematizam os processos de desconstrução de modelos de conhecimento hegemônicos, ampliando o entendimento sobre sustentabilidade e práticas socioambientais a partir das vivências e cosmovisões dos povos originários e comunidades tradicionais.
Coordenador: Marcelo Stortti
Vice-coordenador: Danilo Seithi Kato
Pesquisas que caracterizam e analisam as perspectivas teórico-metodológicas dos trabalhos do campo da educação ambiental. Para além dos trabalhos com esse foco submetidos ao evento, o GDP assumirá uma perspectiva transversal, analisando e discutindo de forma colaborativa a multirreferencialidade de perspectivas metodológicas dos trabalhos apresentados no EPEA 2023, buscando discutir a articulação das propostas crÃticas e transformadoras e suas metodologias de investigação.
Coordenadora: Rosana Louro Ferreira Silva
Vice-coordenadora: Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
Pesquisas que caracterizam as correntes epistemológicas da EA e suas práxis em diferentes vertentes e formas de expressão.
Coordenadora: Rosa Maria Feiteiro Cavalari
Vice-coordenadora: Heluane Aparecida Lemos de SouzaÂ
9. Pesquisa em EA e Educomunicação
Pesquisas sobre as convergências epistemológicas e empÃricas da educação ambiental e da educomunicação nas ações, projetos, programas e polÃticas públicas brasileiras da chamada educomunicação socioambiental, com foco no tratamento de problemáticas chave como a tensão entre: a) complexidade e redução; b) estratégia e tática; c) territorialização e virtualidade; d) limites e aceleração.
Coordenadora: ThaÃs Brianezi
Vice-coordenador: Carmen Gattás